Mais um passo dado - O visto canadense

Oi gente, tudo bem?

Estou vindo aqui para contar pra vocês que tirei o meu visto, só que tirei o visto de turismo.  A minha vontade já era estar indo com visto de estudo e trabalho, mas infelizmente não temos o dinheiro suficiente e a pessoa que estávamos contando como Sponsor (a pessoa que seria responsável pelo nosso sustento/custeio) não teria mais condições de ser. E também o resultado do meu IELTS, não foi nada favorável e isso implicaria em mais custos.  Então vamos a princípio como turista, vamos espiar a terra, temos uma amiga que vai nos hospedar e enquanto isso estamos fazendo movimentações para conseguir o dinheiro, mas nesse tempo vai que consigamos uma empresa que queira nos contratar e ser nosso sponsor para o visto de trabalho, sei que é difícil, mas não é impossível.

Sem mais demoras vou contar como fiz para tirar o visto. Entrei no site do governo Canadense, link aqui, fiz o teste de elegibilidade, esse teste não te compromete em nada pois não pede nome e nenhum documento, de acordo com a informações prestadas ele diz se você é elegível ou não para o visto preterido, sendo elegível vem mais uma série de perguntas, em algum momento você vai escolher em fazer aplicação online ou em papel, você vai ser encaminhado para a tela de cadastro, existe duas opções por um dos parceiros (que eu não entendi bem) e pelo GCkey, que foi esse que eu usei, daí você segue o passo a passo até a tela de upolads dos documentos, para enviar os documentos você vai precisar escanear-los. Você precisará baixar uns formulários, mas o próprio site disponibiliza, você vai preencher e enviar de volta. Quando você tiver feito o upload de todos os documentos, irá enviar a aplicação e efetuar o pagamento da taxa de 100 cad (dolár canadense) que deverá ser com cartão de crédito. 
Assim que você efetuar o pagamento o status da página mudará e a partir daí qualquer movimentação da sua aplicação você receberá um e-mail, enviei a minha dia 5 de maio e no dia 19 recebi o e-mail sobre a movimentação, entrei no site abri a aplicação e recebi a noticia para encaminhar meu passaporte para a VFS Global que é o VAC que ouvimos muito falar, no site do VAC vi que existem 3 unidades no Brasil, RJ, SP  e Brasília, como moro no RJ verifiquei a possibilidade de levar e retirar pessoalmente, economizando o frete. Lá no VAC paguei uma taxa de quase R$73,00 que é para eles enviarem para o consulado para receber o visto. Nesse dia já fui informada que o visto estava aprovado, uma semana depois recebi um e-mail dizendo que já poderia retirar o passaporte. O processo todo durou menos de um mês, a validade do visto é a mesma do vencimento do passaporte.

Para tirar o visto apresentei:

  • Passaportes: Escaneei a parte que continha a foto e uma folha em branco de cada passaporte;
  • Comprovante de vínculos: Documento da casa, documento do trabalho,  boleto da faculdade do meu esposo, declaração de que somos membros da igreja e documento do carro;
  • Comprovantes financeiros: 3 contracheques, 3 extratos bancários ( meu e do meu esposo);
  • Comprovantes de viagem: Escaneie a página do passaporte que continha uma viagem minha para o exterior;
  • Carta convite: Carta da minha amiga canadense dizendo que ficaremos em sua casa, continha alguns dados dela e endereço. (foi em inglês);
  • Carta de intenção: Carta minha dizendo o motivo da minha viagem, contei o porque de estar indo para o Canadá e apresentei nome de lugares que gostaria de conhecer (foi em português mesmo);
Ao levar o passaporte para VFS Global apresentei:

  • Os passaporte originais
  • A carta do site do governo dizendo para encaminhar o passaporte para eles
  • Termo de consentimento para a VFS Global poder encaminhar seu passaporte (peguei no próprio site deles) 


Se não me engano apresentei também certidão de casamento mas não tenho certeza, de qualquer forma os documentos estarão listados lá. E dependendo das suas respostas as perguntas, a lista de documentos altera um pouco, tipo se você responder nas perguntas que não viajou nos últimos 10 anos, não virá pra você a opção de enviar comprovante de viagem.

Dica: Reúna todos os documentos crie uma pasta só para isso no computador e separe por tipo (passaporte, vínculo, cartas, etc) isso facilita na hora do envio, então só depois de ter tudo reunido faça sua aplicação, porque o sistema deles é bem chatinho pra entrar e se você tiver que entrar várias vezes vai se estressar.
Então é isso espero ter ajudado, se tiver perguntas deixem aqui que eu respondo. Fiz dois vídeos falando dos vistos vou deixar aqui em baixo.


Comentários

Postagens mais visitadas