IELTS feito - Como foi?

Então queridos, como mencionei aqui, nos dias 26 e 27 de fevereiro fiz a prova do IELTS, no dia 26 foi o speaking e no dia 27 - listening, reading e writing. Ainda não tenho as notas mas vou contar como foi e como me senti.
No dia do speaking eu estava muito, muito, nervosa mesmo, o local de aplicação fica a mais ou menos duas horas de ônibus da minha casa, fica no centro do Rio de Janeiro. Cheguei lá, tive que fazer a identificação para entrar no prédio, fui até a sala onde me encaminharam, lá tirei uma foto, fiz identificação de digitais e fui encaminhada a uma outra sala onde seria a entrevista, lá uma senhorinha com aparência bem simpática se identificou, pediu minha identificação e explicou como seria o teste. Então começou a gravar e me fez algumas perguntas pessoais, depois ela me deu um cartão com um tópico que deveria falar por dois minutos, após isso ela me fez perguntas sobre esse tópico e encerrou o teste. (durou uns 12-15 mins)
Eu nesse teste: fiquei muito nervosa, a voz quase não saiu, travei demais e cometi muitos erros.
No dia seguinte me dirigi ao mesmo local, só que nesse dia tinha muita gente, ficamos aguardando no hall, depois um rapaz indicou que deixassemos nossos pertences numa sala e recebemos um número para pegar de volta, só podíamos levar para a prova, lápis, caneta, borracha, apontador e garrafa  transparente de água e sem rótulo, também fizemos identificação digital e fomos encaminhados para as salas de prova.
Na sala: o monitor responsável pedia para cada um que entrava na sala que procurasse na mesa seu nome e se assentasse, antes de começar a prova ela entregou o caderno de provas e cartão resposta e explicou como seria e as regras.
Listening: nesse teste eu já sabia que não sairia muito bem, pois tenho dificuldade com áudios, mas acho que fui péssima, você tem alguns segundos para ler as perguntas (as quais não consegui ler nesse tempo), o áudio começava e eu não conseguia acompanhar o áudio, ler as perguntas e escrever as respostas,  e foi assim acho que umas quatro vezes, um áudio para cada bloco de perguntas, no final temos 10 minutos para passar as respostas para o cartão resposta. Esse cartão resposta é o mesmo para o listening e para o reading.
Reading: Assim que acabou o listening ela recolheu o caderno de provas e entregou o caderno de provas do reading, do mesmo jeito explicou as regras e deu o start. Eram três textos enormes  de assuntos diferentes, achei muito cansativa mas consegui fazer, só no último texto que eu já estava bem cansada mentalmente, fiquei meio perdida nas respostas. Nessa prova o fator contra é o tempo que passa muito rápido e você não terá tempo extra para passar as respostas para o cartão resposta, então o melhor é já passar direto para lá, o recomendado é gastar 20 minutos para cada texto. Quando diz que o tempo acabou você tem que parar de escrever e pronto.
Writing: Após recolherem o cartão resposta e o caderno de provas, recebemos duas folhas como cores diferentes, uma para a redação maior e uma para a redação maior. No writing eu estava um pouco mais confiante pois sou melhor escrevendo. É recomendado gastar 20 minutos na redação menor e 40 na redação maior. Eu consegui terminar e ainda tive um tempinho para fazer as correções.

Obs: não se preocupe com relógio pois colocam o relógio digital na tela e sempre avisam quanto tempo se passou e quanto tempo falta.

Comentários

Postagens mais visitadas